Conheça o seu relógio

  • O que quer dizer a resistência à água?

    Resistência à água (Water resistant) não deve ser confundida com “à prova de água” (Water proof). O termo “resistência à água” refere-se à capacidade que o relógio tem de resistir a determinadas pressões de água em ambiente de laboratório. Por exemplo, um mergulho numa piscina exerce uma pressão muito maior que a natação à superfície.

    O termo “à prova de água” (Water proof) significa apenas que o relógio é estanque, se pretender fazer mergulho, é aconselhável usar um relógio desenvolvido para o efeito e identificado como tal.

    Se pretender praticar desportos como para-quedismo, alpinismo, esqui, parapente ou mergulho aéreo também necessita de um relógio estanque a pelo menos 100 m para superar as pressões a que será submetido.

    Para evitar danos extensos e por vezes irreversíveis no seu relógio, assegure-se que a coroa está devidamente fechada quando coloca o relógio em contacto com água. A coroa e os botões do relógio não devem ser usados debaixo de água em nenhuma circunstância, pois permitirá a entrada de água na caixa do relógio.

     Se reparar em condensação a formar-se dentro do mostrador do relógio, deverá enviar o relógio para a assistência técnica do fabricante o mais rapidamente possível.

     Nos relógios resistentes à água (Water Resistant) deve evitar a água quente do banho pois o calor expande os vedantes permitindo que a água entre no relógio. Da mesma forma os vedantes dos relógios, quando expostos a água salgada, ganham uma camada corrosiva de sal, pelo que é necessária uma limpeza com água doce após ter estado no mar.

     Os vedantes dos relógios apresentam desgaste mais ou menos acentuado dependendo do uso e contacto com a água pelo que, devem ser substituídos regularmente. Estes vedantes também devem ser substituídos de cada vez que a caixa é aberta, como por exemplo, para trocar uma pilha.
     

  • Como medir o tamanho de um relógio?

    Para poder escolher o tamanho de relógio que é perfeito para si, sugerimos-lhe que imprima o guia abaixo, seguindo as nossas instruções.
     
    Lembre-se que:
    Os relógios são feitos de diversos materiais pelo que terá uma sensação diferente no seu pulso consoante o material.
    As braceletes em aço são mais pesadas que as braceletes em pele ou borracha.
    A dimensão da caixa não inclui a coroa como pode ver no nosso esquema.

  • O que é o movimento do relógio?

    A palavra "movimento" refere-se ao mecanismo interno do relógio que acumula e transmite a energia necessária para o relógio funcionar. Por outras palavras o movimento é o motor do relógio.

     

    Existem diversos tipos de movimentos, mecânico, mecânico-automático, quartzo, e ainda os particulares de algumas marcas como o kinetic da SEIKO ou o eco-drive da CITIZEN.

     

    Movimento Mecânico, são os relógios Mecânicos (relógio de corda) - A peça mais importante de um relógio de corda é a mola principal que tem de ser enrolada manualmente girando a coroa (dar corda). A mola principal desenrola lentamente, libertando energia para mover os mecanismos do relógio.

     

    A energia destes relógios com a mola principal totalmente enrolada (corda completa), dura em média entre 36 e 40 horas. A mola tem de ser apertada novamente girando a coroa, uma vez gasta a energia, devendo as horas ser acertadas para assegurar maior precisão do relógio.

    É aconselhável dar corda ao relógio todos os dias, preferencialmente à mesma hora e até ao fim da corda tendo o cuidado para não forçar, sob risco de partir a mola.

     

     

    Movimento Mecânico-Automático - Um movimento mecânico-automático é um movimento mecânico no qual a mola principal se aperta a ela própria. Um relógio automático utiliza a energia acumulada na mola principal que é apertada pelo movimento do pulso da pessoa.

    Os relógios automáticos têm um rotor que gira quando o relógio está em movimento, sendo esta energia transferida do rotor para a mola principal do relógio. As vantagens de um relógio automático são a durabilidade, a construção detalhada e o facto de não ser preciso dar corda. Para assegurar o bom funcionamento de um relógio automático deve ajustar sempre a bracelete ao pulso pois demasiada folga significa perda de autonomia do relógio.

     

    Se o relógio automático parar por falta de energia, deve rodar a coroa com uma rotação moderada. Nota: Tanto os relógios automáticos como os mecânicos podem adiantar ou atrasar alguns minutos por mês, pelo que devem ser acertados regularmente. Os relógios mecânicos têm muitas vezes sistemas intrincados de mecanismos refletindo o talento e habilidade do relojoeiro. Bons relógios mecânicos têm uma grande durabilidade.

  • O que é o movimento de Quartzo?

    Este é o movimento presente na grande maioria dos relógios. Os relógios de quartzo são alimentados por uma pilha. O movimento é chamado de quartzo pois esta pilha funciona combinada com um cristal de quartzo. A pilha faz uma corrente elétrica atravessar o cristal para o manter a oscilar acima das 32.000 vibrações por segundo.

     

    Estas vibrações fazem funcionar um pequeno motor que por sua vez move os ponteiros do relógio. Em média uma pilha dura um ano e meio após o qual deve trocá-la. A grande vantagem dos relógios de quartzo é o facto de não necessitarem de corda, não necessitando por isso de tantos acertos de hora.

     

    Os relógios de quartzo necessitam de menos manutenção que os relógios mecânicos, sendo que só raramente as peças do relógio necessitam de lubrificação.

  • O que é o movimento Kinetic da Seiko?

    Kinetic é uma tecnologia exclusiva criada pela SEIKO, que se traduz num relógio de quartzo auto alimentado. Este é um relógio alimentado pelo movimento do pulso.

     

    Para realizar o projeto de um relógio eletrónico que fosse auto alimentado, foram necessários desenvolvimentos inovadores em várias áreas da relojoaria, nomeadamente a criação de um micro gerador elétrico. Esta tecnologia pode ser simples ou com auto-relay.

     

    É alimentado pelo movimento do utilizador, tem autonomia em repouso até 180 dias, alguns modelos têm a indicação da autonomia, é alimentado pelo movimento do utilizador e tem autonomia em repouso até 4 anos.

     

    São dotados de uma função de hibernação após 5/7 dias de repouso, mas que ao movimentar retomam a hora atual.

     

    Existem com carregamento automático e manual e ainda têm por vezes um indicador com leitura da autonomia concedida em determinado momento e autonomia acumulada, em tempo real (cada 30 seg. de corda equivale a 6h de autonomia).

     

    Reinício rápido com algumas rotações da coroa, conseguem ter autonomia em repouso até 1 mês e têm um indicador do dia da semana retrógrado (Cal.5D44)

  • O que é o movimento Eco-Drive da Citizen?

    Eco-Drive é o termo aplicado aos relógios Citizen que utilizam um sistema que converte a energia luminosa em energia elétrica como fonte de alimentação, substituindo as baterias que requerem troca quando gastas.

    A Citizen denominou esta tecnologia de Eco-Drive por esta ser amiga do ambiente e ecologicamente correta.

    Esta é uma tecnologia exclusiva desta marca.

     

    É verdade que não é necessário trocar a bateria?

    - É verdade, não é necessário trocar a bateria. Os relógios com tecnologia Eco-Drive continuam a gerar energia durante o uso normal. A carga extra é armazenada numa bateria secundária recarregável para alimentar o relógio mesmo quando não está a ser gerada energia.

    Para além disso, não é necessária a troca de bateria, uma vez que os relógios Eco-Drive utilizam uma célula de lithium-ion de vida longa e recarregável, que mantém 80% da capacidade de carga mesmo depois de 20 anos de utilização.

     

    Como pode o relógio funcionar com tão pouco energia?

    Os relógios Eco-Drive não armazenam apenas energia gerada eficientemente, incorporando também numerosas tecnologias recentemente desenvolvidas, diminuindo-se assim o consumo de energia. Nos relógios Eco-Drive, todo o esforço é dirigido para evitar o consumo desnecessário de energia.

    Quando se guarda o relógio por um longo período, o ponteiro dos segundos move-se de forma irregular.

     

    Estará o relógio avariado?

    O relógio não está avariado. O movimento irregular do ponteiro dos segundos é o modo como o Eco-Drive sinaliza a necessidade de ajustar o horário.

    Uma vez ajustado, o ponteiro dos segundos voltará ao movimento correto. Quando a voltagem da bateria recarregável é baixa, o ponteiro dos segundos move-se em intervalos regulares de dois segundos. Uma vez recarregada, voltará ao movimento normal.

  • Como prolongar a vida útil de um relógio?

    - Não puxar ou girar a coroa com as mãos molhadas;
    - Evitar exposição a produtos químicos (benzina, álcool, mercúrio, gasolina, ácidos, diluentes, detergentes, sabão em pó, cremes, perfumes etc);
    - Não deixar o relógio exposto ao sol por muito tempo ou em lugares de alta temperatura;
    - Evitar o contacto com campos magnéticos (íman, aparelhos de saúde magnéticos, alto falantes, radiologia, eletrodomésticos etc);
    - Evitar choques bruscos.
    - Quando o relógio entrar em contato com água salgada, lavar com água doce.

  • O relógio está a adiantar ou atrasar o que significa?

    A tolerância especificada para relógios quartz é mais ou menos 15 segundos por mês. Durante a exposição do relógio a fortes campos magnéticos (íman por exemplo) o mecanismo pode parar momentaneamente, dando a impressão de o relógio estar a atrasar.

  • O ponteiro dos segundos do relógio começou a andar duas casas de cada vez, o que fazer?

    Este movimento irregular do ponteiro dos segundos indica que a carga da pilha está no fim, deve procurar assistência técnica e trocar a pilha do seu relógio.

  • O relógio está protegido contra quedas e ou pancadas?

    Um relógio pode resistir a pequenas quedas mas, qualquer queda ou pancada pode causar danos mais ou menos graves dependendo da zona de impacto.

    É fundamental ter presente que falamos sempre de peças muito delicadas.

  • O que representa a estanquicidade de um relógio?

    A estanquicidade de um relógio é a sua resistência à pressão debaixo de água e esta não está garantida de forma permanente.

    Os vedantes que garantem a sua estanquidade podem degradar-se fisicamente pelo uso regular da coroa, por choques e por outros fatores incluindo transpiração, uso de produtos cosméticos e até alterações de temperatura.
    Os relógios são constituídos por peças mecânicas e eletrónicas que sofrem danos provocados pela água e pela humidade.


    A estanquicidade é determinada em laboratório e em circunstâncias ideais, ou seja, a uma temperatura constante e em perfeita imobilização. No entanto, mesmo a baixa profundidade, a pressão da água contra o relógio quando este sofre o impacto de uma onda ou o impacto do relógio na superfície de água da piscina quando estamos a nadar produz uma pressão instantânea maior do que a que se verifica quando mergulhamos o relógio lentamente até aos 30 metros de profundidade. Ao tomar banho, a água quente e a humidade alteraram as características dos vedantes e comprometem a estanquicidade do relógio.

  • Quais os materiais dos mostradores dos relógios em vidro?

    Existem vidros minerais, hardlex e em safira, em que o vidro mineral é o mais sujeito a riscos e o safira menos sujeito, mas atenção, até a safira pode riscar. Não é verdade que a safira só risca com diamante.

NEWSLETTER
NEWSLETTER Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades e promoções

Campo de preenchimento obrigatório.

NEWSLETTER
NEWSLETTER O seu email foi submetido
com sucesso.
NEWSLETTER
NEWSLETTER O seu email já se encontra registado na nossa newsletter.

Obrigado

O seu formulário foi submetido
com sucesso.

Escolha o seu país

Selecione o país como destino de envio