ARTIGOS COM PROMOÇÃO NÃO ACUMULAM PARA A EMISSÃO DE VALE

Conheça o seu relógio

  • Qual a medida ideal de um relógio?

    Escolha o tamanho do relógio que é perfeito para si. A informação do tamanho da caixa está disponível nas informações técnicas do produto, na página de compra.

     
    Os relógios são feitos de diversos materiais pelo que terá uma sensação diferente no seu pulso consoante o material.
    As braceletes em aço são mais pesadas que as braceletes em pele ou borracha.
    A dimensão da caixa não inclui a coroa como pode ver no nosso esquema.



    Considere o guia abaixo para medir as dimensões da sua peça favorita em relação ao seu pulso.



    1. Abra o documento pdf com as imagens que preparamos para si – PDF Guia de Diâmetro
    2. Imprima o documento em A4 tendo em atenção no momento de impressão, para imprimir sem redução de escala da página. Para tal, deverá selecionar nas opções de escala de impressão, a opção [sem redução] ou [nenhuma].
    3. Escolha um tamanho de relógio e recorte-o.
    4. Coloque o recorte sobre o seu pulso e escolha o tamanho que mais gosta.

  • Que cuidados devo ter na utilização do relógio?

    - Não puxar ou girar a coroa com as mãos molhadas;
    - Evitar exposição a produtos químicos (benzina, álcool, mercúrio, gasolina, ácidos, diluentes, detergentes, sabão em pó, cremes, perfumes etc);
    - Não deixar o relógio exposto ao sol por muito tempo ou em lugares de alta temperatura;
    - Evitar o contacto com campos magnéticos (íman, aparelhos de saúde magnéticos, alto falantes, radiologia, eletrodomésticos etc);
    - Evitar choques bruscos.
    - Quando o relógio entrar em contato com água salgada, lavar com água doce.
  • O que é o movimento do relógio?

    A palavra "movimento" refere-se ao mecanismo interno do relógio que acumula e transmite a energia necessária para o relógio funcionar. Por outras palavras, o movimento é o motor do relógio. Existem diversos tipos de movimentos: mecânico, mecânico-automático, quartzo, e ainda os particulares de algumas marcas como o kinetic da SEIKO ou o eco-drive da CITIZEN.


    Movimento Mecânico (relógios Mecânicos / relógios de corda): A peça mais importante de um relógio de corda é a mola principal que tem de ser enrolada manualmente girando a coroa (dar corda). A mola principal desenrola lentamente, libertando energia para mover os mecanismos do relógio. A energia destes relógios com a mola principal totalmente enrolada (corda completa), dura em média entre 36 e 40 horas. A mola tem de ser apertada novamente girando a coroa, uma vez gasta a energia, devendo as horas ser acertadas para assegurar maior precisão do relógio. É aconselhável dar corda ao relógio todos os dias, preferencialmente à mesma hora e até ao fim da corda tendo o cuidado para não forçar, sob risco de partir a mola.

    Movimento Mecânico-Automático: Movimento mecânico no qual a mola principal se aperta a ela própria. Um relógio automático utiliza a energia acumulada na mola principal que é apertada pelo movimento do pulso da pessoa.

    Os relógios automáticos têm um rotor que gira quando o relógio está em movimento, sendo esta energia transferida do rotor para a mola principal do relógio. As vantagens de um relógio automático são a durabilidade, a construção detalhada e o facto de não ser preciso dar corda. Para assegurar o bom funcionamento de um relógio automático deve ajustar sempre a bracelete ao pulso pois demasiada folga significa perda de autonomia do relógio.

    Se o relógio automático parar por falta de energia, deve rodar a coroa com uma rotação moderada.

    Tanto os relógios automáticos como os mecânicos podem adiantar ou atrasar alguns minutos por mês, pelo que devem ser acertados regularmente. Os relógios mecânicos têm muitas vezes sistemas intrincados de mecanismos refletindo o talento e habilidade do relojoeiro. Bons relógios mecânicos têm uma grande durabilidade.

    Quartzo:
    É o movimento presente na grande maioria dos relógios, onde são alimentados por uma pilha. O movimento é chamado de quartzo pois esta pilha funciona combinada com um cristal de quartzo. A pilha faz uma corrente elétrica atravessar o cristal para o manter a oscilar acima das 32.000 vibrações por segundo. 
    Estas vibrações fazem funcionar um pequeno motor que por sua vez move os ponteiros do relógio. Em média, uma pilha dura um ano e meio, pelo que deverá trocar após ultrapassar este período. A grande vantagem dos relógios de quartzo é o facto de não necessitarem de corda, não necessitando, por isso, de tantos acertos de hora.
    Os relógios de quartzo necessitam de menos manutenção que os relógios mecânicos, sendo que só raramente as peças do relógio necessitam de lubrificação.


    Kinetic: Tecnologia exclusiva criada pela SEIKO, que se traduz num relógio de quartzo autoalimentado. Este é um relógio alimentado pelo movimento do pulso e tem autonomia em repouso até 180 dias. À exceção de alguns modelos que têm autonomia em repouso de até 4 anos. Os relógios são, ainda, dotados de uma função de hibernação após 5/7 dias de repouso, mas que ao movimentar retomam a hora atual. Com o movimento KINETIC, existem relógios com carregamento automático e manual e, ainda, têm por vezes um indicador com leitura da autonomia concedida em determinado momento e autonomia acumulada, em tempo real (cada 30 seg. de corda equivale a 6h de autonomia). Reinício rápido com algumas rotações da coroa, conseguem ter autonomia em repouso até 1 mês e têm um indicador do dia da semana retrógrado (Cal.5D44)

    Eco-Drive: É o termo aplicado aos relógios CITIZEN que utilizam um sistema que converte a energia luminosa em energia elétrica como fonte de alimentação, substituindo as baterias que requerem troca quando gastas. A Citizen denominou esta tecnologia de Eco-Drive por esta ser amiga do ambiente e ecologicamente correta. Exclusiva da marca.

    Os relógios com a tecnologia Eco-Drive não precisam de trocar a bateria, uma vez que continuam a gerar energia durante o uso normal. A carga extra é armazenada numa bateria secundária recarregável para alimentar o relógio mesmo quando não está a ser gerada energia. Para além disso, não é necessária a troca de bateria, uma vez que os relógios Eco-Drive utilizam uma célula de lithium-ion de vida longa e recarregável, que mantém 80% da capacidade de carga mesmo depois de 20 anos de utilização.
    Nos relógios Eco-Drive, todo o esforço é dirigido para evitar o consumo desnecessário de energia. Quando se guarda o relógio por um longo período, o ponteiro dos segundos move-se de forma irregular. Quando isto acontece, deverá ser ajustado o horário para voltar ao movimento correto. Quando a voltagem da bateria recarregável é baixa, o ponteiro dos segundos move-se em intervalos regulares de dois segundos. Uma vez recarregada, voltará ao movimento normal.

  • Quais os materiais dos mostradores dos relógios em vidro?

    Existem vidros minerais, hardlex e em safira, em que o vidro mineral é o mais sujeito a riscos e a safira menos sujeito. No entanto, até a safira pode riscar.
  • O que quer dizer a resistência à água?

    Resistência à água (Water resistant) não deve ser confundida com “à prova de água” (Water proof). O termo “resistência à água” refere-se à capacidade que o relógio tem de resistir a determinadas pressões de água em ambiente de laboratório. Por exemplo, um mergulho numa piscina exerce uma pressão muito maior que a natação à superfície.

    O termo “à prova de água” (Water proof) significa apenas que o relógio é estanque, se pretender fazer mergulho, é aconselhável usar um relógio desenvolvido para o efeito e identificado como tal.

    Se pretender praticar desportos como para-quedismo, alpinismo, esqui, parapente ou mergulho aéreo também necessita de um relógio estanque a pelo menos 100 m para superar as pressões a que será submetido.

    Para evitar danos extensos e por vezes irreversíveis no seu relógio, assegure-se que a coroa está devidamente fechada quando coloca o relógio em contacto com água. A coroa e os botões do relógio não devem ser usados debaixo de água em nenhuma circunstância, pois permitirá a entrada de água na caixa do relógio.

     Se reparar em condensação a formar-se dentro do mostrador do relógio, deverá enviar o relógio para a assistência técnica do fabricante o mais rapidamente possível.

     Nos relógios resistentes à água (Water Resistant) deve evitar a água quente do banho pois o calor expande os vedantes permitindo que a água entre no relógio. Da mesma forma os vedantes dos relógios, quando expostos a água salgada, ganham uma camada corrosiva de sal, pelo que é necessária uma limpeza com água doce após ter estado no mar.

     Os vedantes dos relógios apresentam desgaste mais ou menos acentuado dependendo do uso e contacto com a água pelo que, devem ser substituídos regularmente. Estes vedantes também devem ser substituídos de cada vez que a caixa é aberta, como por exemplo, para trocar uma pilha.
     

  • O relógio está protegido contra quedas e ou pancadas?

    Um relógio pode resistir a pequenas quedas mas, qualquer queda ou pancada pode causar danos mais ou menos graves dependendo da zona de impacto.

    É fundamental ter presente que falamos sempre de peças muito delicadas.

  • O que representa a estanquidade de um relógio?

    A estanquidade de um relógio é a sua resistência à pressão debaixo de água e esta não está garantida de forma permanente.

    Os vedantes que garantem a sua estanquidade podem degradar-se fisicamente pelo uso regular da coroa, por choques e por outros fatores incluindo transpiração, uso de produtos cosméticos e até alterações de temperatura.
    Os relógios são constituídos por peças mecânicas e eletrónicas que sofrem danos provocados pela água e pela humidade.


    A estanquidade é determinada em laboratório e em circunstâncias ideais, ou seja, a uma temperatura constante e em perfeita imobilização. No entanto, mesmo a baixa profundidade, a pressão da água contra o relógio quando este sofre o impacto de uma onda ou o impacto do relógio na superfície de água da piscina quando estamos a nadar produz uma pressão instantânea maior do que a que se verifica quando mergulhamos o relógio lentamente até aos 30 metros de profundidade. Ao tomar banho, a água quente e a humidade alteraram as características dos vedantes e comprometem a estanquidade do relógio.

  • O relógio está a adiantar ou atrasar o que significa?

    A tolerância especificada para relógios quartz é mais ou menos 15 segundos por mês. Durante a exposição do relógio a fortes campos magnéticos (íman por exemplo) o mecanismo pode parar momentaneamente, dando a impressão de o relógio estar a atrasar.
  • O ponteiro dos segundos do relógio começou a andar duas casas de cada vez, o que fazer?

    Este movimento irregular do ponteiro dos segundos indica que a carga da pilha está no fim. Nestes casos, deve dirigir-se a uma loja BlueBird para que a nossa equipa de Assistência Técnica possa trocar a pilha do seu relógio.